Arquivo do extinto blogue Esferovite- a vida em pedaços (13-08-2003/ 4-01-2006)

sexta-feira, maio 20, 2005

remistura

os trabalhadores têm medo. estão todos juntos, à porta da fábrica. lá dentro, as máquinas paradas, alguns trabalhos deixados a meio, por fazer. os trabalhadores têm medo. primeiro não ouviam o que lhes dizia o sindicato, agora não compreendem. têm medo. à porta da fábrica, com cartazes feitos na sede do sindicato, distribuídos de dentro de um renault 4L que só conhece o caminho da sede para a fábrica e da fábrica para a sede do sindicato.

a polícia vai fechar as ruas em volta da fábrica. adivinham-se confrontos, tensões. algures do outro lado da cidade, grupos de pessoas preparam-se para atacar os trabalhadores. não existem razões aparentes. quando éramos um país de brandos costumes podiamos ficar todos em casa, a dormir a sesta. agora organizam-se grupos. a polícia vai fechar a rua. os trabalhadores têm medo de perder o emprego. não têm medo das pessoas.

o patrão vai embora para o estrangeiro. são os jornais que o dizem. recebeu outras propostas, está mal visto por aqui. não gostam dele. o advogado dele fala na televisão. diz que ele não quer fugir. que é boa pessoa. que passou de bestial a besta. que nada disto o afecta. que existem convites, sim. mas nada mais. que é só uma coisa de gastar tinta, esses malditos jornais. o patrão vai embora para o estrangeiro, percebe-se bem. mas quer sair em grande.

Sem comentários:

Arquivo do blogue