Arquivo do extinto blogue Esferovite- a vida em pedaços (13-08-2003/ 4-01-2006)

segunda-feira, junho 13, 2005

sto antónio 05

a comissão de festas anuncia a chegada do senhor presidente da junta e reclama a homenagem ao nosso santo antónio junto da capela. o conjunto parou de tocar e, num segundo, o recinto onde se dançava ficou vazio e a zona do bar ficou cheia. eram umas onze da noite. o cheiro a sardinhas assadas já estava impregnado nas camisas de toda a gente, algumas cervejas e muito vinho faziam com que alguns homens respeitáveis dançassem sobre as pernas agora tortas.

véspera de santo antónio e a aldeia cheia. carros pela berma mal se passa a placa. um ou outro gnr pelo caminho, a olhar mais cansado que desconfiado para os carros que passam. porque é domingo, alguns começaram a festejar cedo demais e não chegaram sequer às sardinhas. o presidente da junta chega, com cara de ter acordado há pouco tempo, e vai cumprimentando as massas. junto da capela, as pessoas benzem-se e pedem ajuda a santo antónio para as levar até ao bar outra vez.

recomeça o baile. a fogueira arde tanto que não deixa nenhum dos putos saltar. continua a vender-se sardinhas, cervejas, vinho. os doces já acabaram, mas a fome parece não parar. vários homens justificam mais uma sardinha com o facto de não terem jantado. dá-se palpites sobre o vinho, sobre o tempo, sobre os feriados. recomeça o baile e as senhoras juntam-se em pares para continuar a dar corda aos sapatos. com um risco de suor pela testa, lá se vão os mais fracos para casa.

Sem comentários: