Arquivo do extinto blogue Esferovite- a vida em pedaços (13-08-2003/ 4-01-2006)

terça-feira, abril 19, 2005

quadro realista de autor desconhecido datado provavelmente do séc.XX

Bartleby, olhando da janela do seu escritório, dizia num baixo tom de voz a todas as requisições que lhe eram feitas: "prefiriria não o fazer". não sei ao certo as suas motivações. não seria preguiça, com certeza. muito provavelmente um sentimento de conforto na manutenção de todas as coisas como elas sempre foram, pelo menos para ele. Ligam-lhe para o telefone e é isso que ouvem. Vontade de ficar no mesmo lugar.

olhando da janela, o que se vê, é o mar ao longe entre paredes que resguardam outras pessoas que olham pelas janelas. a voz baixinha, um tanto trémula, "preferiria não o fazer", as mãos para trás das costas, um cão ou um gato a passear-se à volta das suas pernas. há um certo reconhecimento com ele próprio, ao remeter-se assim à inacção. mudar alguma coisa pode ser assustador, por isso mais vale ficar por ali.

num baixo tom de voz, perante qualquer requisição que lhe fosse feita, já nem sequer no escritório, em casa, numa interminável baixa que se impusera a si mesmo e ao seu médico, respondendo ao telefone que, apesar de tudo, ficar em casa, apesar de tudo, ficar ali, porque a qualquer coisa que lhe apareça, ele, "preferiria não o fazer", a qualquer requisição, pedido, um não, não bem um não, mas um sinal evidente de que as coisas vão ficar por ali.

Sem comentários: