Arquivo do extinto blogue Esferovite- a vida em pedaços (13-08-2003/ 4-01-2006)

domingo, setembro 14, 2003

Lamento de um adolescente aos peixes

porque ninguém percebe que a sazonalidade dos namoros adolescentes está directamente ligada à intervenção do sol na capacidade de raciocínio das miúdas. é verdade. o sol afecta-lhes o pensamento. é vê-las por aí, o ano inteiro, a passearem os livros de um lado para o outro, a dizer que têm que ir à biblioteca, e que lhes apetece ir ver um filme francês (só porque as estúpidas das irmãs mais velhas gostam de cinema europeu), e que o futebol é coisa de gente burra, e que lhes faz falta ler mais um livro de não sei quê porque um dia vão entrar na universidade e querem já saber tudo de muita coisa. é vê-las aí, o ano inteiro, e nós a penar...
Em compensação, no verão, o caso muda de figura. Não sei se é por acabar o campeonato e o benfica continuar a não ser campeão, mas os nossos desportos passam a ser os favoritos delas. O vólei de praia, o surf. é vê-las a largar os livros debaixo das toalhas e virem a correr para nos admirarem. nesta altura ninguém se rala com o filme francês (viva o american pie!), nem com a ostensiva estupidez dos caloiros nas faculdades portuguesas. a biblioteca fecha para férias e quem estuda no verão é porque deve ter problemas de pele. nesta altura, toda a gente namora. e há uma única razão. exprimindo-se o sol nos corpos das miúdas, uma vaga de calor invade-lhes as várias camadas da pele, o que causa uma enorme confusão nessas mentes adolescentes. Habituadas a ler nas revistas (pequeno sumário: ragazza, bravo, super jovem, 100%cool, o diabo a quatro) que o amor se anuncia com um calor acentuado nas bochechas, vêm-lhes a ideia de que tudo o que é rapazito na praia é o amor das suas vidas. prático, não?
e assim se explica o drástico aumento da solidão adolescente-masculina com a chegada de setembro. meus amigos, as noites ficam frias e ameaça chover. já não há forma atmosférica de disfarçar a nossa falta de jeito para conquistadores destes corpos nunca antes almejados. resta-nos cortar as madeixas louras e começar a preparar os cadernos para a rentrée no liceu. vamos voltar a ficar sentados no jardim em frente à entrada da escola a vê-las babar pelos namorados delas que, entre outubro e maio, são todos universitários e têm todos carros muito giros. entretanto, estreia um filme qualquer italiano ou alemão, e já não há sessão de dvd nem pipocas que as convençam. o que nos salva é que, entretanto, começou o campeonato.

Sem comentários: