Arquivo do extinto blogue Esferovite- a vida em pedaços (13-08-2003/ 4-01-2006)

terça-feira, setembro 28, 2004

desempregados

os desempregados telefonam-se uns aos outros para dizerem que continuam na mesma. dormem até tarde e esperam, em mesas de café, pelo telefonema milagroso que lhes vai oferecer férias na caparica e jantares em restaurantes com sport tv aos domingos à noite. lêem e relêem os jornais para ver anúncios de empregos previamente atribuídos. é isso que os desempregados fazem. contas à vida.

a maior parte das vezes andam com livros debaixo dos braços e caminham a pé, durante imenso tempo, pelas ruas das cidades. não parecem ter destino nenhum, e é isso que faz com que os restantes transeuntes os olhem de lado. normalmente infiltram-se em funerais ou outras festas familiares, só sendo notados pelo facto de usarem calções. são assim os desempregrados. despenteados e com a barba por fazer.

quando alguém lhes pergunta como vão as coisas, dizem sempre que está quase. têm sorrisos amarelos, mas isso não é uma questão de higiene. sussurram a alguns próximos que o livro deve estar quase aí, que existem editores interessados e muitas trocas de e-mails para todo o lado. enquanto isso, perdem-se na biblioteca a ler romances de fraca qualidade. são assim os desempregados. escrevem poemas antes de dormir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tenho barba, mas escrevo poemas à noite! O que é que isso faz de mim? Um semi-desempregado?!Continua a escrever porque algum dia não serás mais um desempregado!

Serennablack
Ana Teresa